Scriptcaser

Consultoria

Está empacado em algum código? Por mais que você tente a solução nunca vem, o prazo está se esgotando e o seu cliente está perdendo a paciência? Acredite meu amigo, já passei várias vezes por isso, sei bem como é! Mas como dizem por aí, uma mão lava a outra e duas juntas lavam o corpo todo :).

Seja para desenvolver um software sozinho ou em conjunto, saiba que você pode contar comigo. Irei fazer o possível para que você alcance os resultados esperados e tenha nas suas mãos uma solução bonita, funcional e veloz.

Como é feita a consultoria

 1º passo – levantamento de requisitos

Através de um questionário e/ou videoconferência tentarei entender as suas necessidades quanto dos futuros usuários do software. É uma fase extremamente importante, pois gosto de verificar com coerência a viabilidade de implementar estas necessidades no projeto, visando o retorno sobre o investimento. Tendo em vista que muitos projetos são abandonados no meio do caminho por não terem dado a devida atenção para esta fase.

Acredito que planejar não é somente demonstração de profissionalismo, mas sim uma validação completa do projeto, que visa entregá-lo da melhor forma possível.

É nesta fase chegamos a um acordo de quantas horas de trabalho são necessárias para a conclusão da tarefa. Após isto, é criado um modelo do sistema, ou seja, o que será feito na fases seguintes do desenvolvimento.

 2º – definição do projeto

Basicamente é a extensão da fase anterior, pois ele visa transformar todas as ideias em um sistema/aplicação propriamente dito. Nesta fase verifico como o sistema atuará internamente, visando atender os requisitos que você ou o seu cliente compartilhou. Alguns conceitos devem ser apontados neste momento: como será a arquitetura do sistema, qual serão a linguagens usadas para programá-lo, etc.

 3º – o desenvolvimento

Com todo o planejamento em mãos, é hora de começar o desenvolvimento. Nesta fase existem algumas atividades que devem ser implementadas. Entre elas:

Design, Prototipação, programação, avaliação ou verificação. No design gosto de trabalhar em duas frentes, que chamo de concepção e especificação do produto. A concepção é a criação do produto que satisfaça os requisitos.

Já especificação é a descrição do que foi feito de forma completa. Na prototipação contruo um produto em menor escala, sendo feito com um custo mais acessível. Este protótipo é construído para descobrir se ele possui as qualidades corretas para que o produto final seja construído. A programação é a construção de um programa que visa solucionar qualquer problema no algoritmo. Por fim, é feita a avaliação ou verificação. Este momento nada mais é que a certificação que o software possui as qualidades adequadas para satisfazer os requisitos.

 4º passo – fase de testes

Costumo dizer aos meus clientes que sistema que vai para produção sem testar é a mesma coisa que sexo sem camisinha, você nunca sabe o que vem depois :). Sendo assim, são testadas diversas atividades para validar o software, é testado cada funcionalidade, módulo, pensando sempre em respeitar na íntegra o que foi planejado na fase do projeto. É feito um relatório dos resultados dos testes, que nos trazem informações valiosas sobre erros e outros aspectos bastante relevantes para o bom funcionamento do sistema. Por fim, todos os módulos corrigidos são integrados, tendo como resultado o software propriamente dito.

 5º passo – a tão esperada implantação

Por último, mas não menos importante, chamo esta fase de implantação, em outras palavras, é feita a instalação do sistema no ambiente determinado. Nesta fase é disponibilizado os manuais do sistemaimportação de dados do sistema anterior ou novo, treinamento dos usuários, etc.

Agora você já sabe, pintou um prolema e tá difícil resolver, entre em contato e a quatro mãos fazemos melhor. Quero saber sua dúvida, sua necessidade, seu problema, projeto parado me incomoda. Tenho certeza que formaremos um grande time.

Newsletter

Se inscreva na nossa newsletter
Se increva hoje na nossa lista de e-mail para receber atualizações, tutoriais e ofertas especiais!

Respeitarei sua privacidade. Seu e-mail nunca será compartilhado.